segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

[RESENHA] O QUE ME FAZ PULAR

Editora : Intrinseca
Autor: Naoki Higashida
Páginas: 189

O que me faz pular é um livro que se tornou muito especial para mim. A primeira vez que eu ouvi falar deste livro foi na turnê da Intrínseca e fiquei fascinada pela sinopse, mas acabei passando outros liros na frente, porém, recentemente, fui nas lojas Americanas e o encontrei na promoção por R$10,00 e foi um dinheiro muito bem gasto, pois este livro é incrível. 

História:
O livro conta a história de Naoki Higashida, um menino autista que quando tinha 13 anos resolveu publicar um livro relatando todas as dificuldades que ele já passou por ter sido diagnosticado autista e como é conviver com isso. 
O livro não tem uma "narrativa corrida" pois não é como as histórias que costumamos ler, ele foi dividido por perguntas e ao total são 58 perguntas que foram intercaladas com alguns contos e imagens.
Naoki nasceu em 1992 e en 1998 foi diagnosticado com "tendências autistas" depois de diagnosticado ele começou a frequentar colégios especiais e se formou em 2011. Ele já publicou diversas histórias inclusive ja recebeu prêmios por elas e ainda mantém um blog. 

Duas imagens que tem no livro, no total são 10.

"Quem olha para uma montanha distante não repara na beleza de um dente-de-leão que está bem na sua frente. E quem se aproxima para olhar o dente-de-leão não vê como é bela a montanha ao longe. Para nós as vozes das pessoas são mais ou menos assim. Apenas pelo som da voz, é muito difícil saber que alguém está logo ali querendo falar com você".
Opinião:
  • Eu não sei descrever as sensações que tive ao ler este livro, mas posso dizer com toda certeza de que daqui em diante, eu irei olhar o autismo com outros olhos. Naoki demonstrou em sua escrita uma sensibilidade capaz de emocionar qualquer pessoa.
  • Apesar do livro ser respondendo perguntas, Naoki foi capaz de nos transportar para dentro da sua vida, como se estivéssemos vivendo a sua história, encarando as dificuldades que ele teve que enfrentar e que ainda enfrenta.  
  • São oito contos (Intitulei como contos, para padronizar) e eu tenho dois preferidos, um  é intitulado de "Caindo fora",  é sobre a lebre e tartaruga. O segundo conto que eu gostei, foi o do final, é intitulado de "Estou bem aqui" e conta história de uma garotinho chamado Shum e a explicação do Naoki para escrevê-lo foi de que ele tinha a intenção de mostrar para as pessoas o quão doloroso é quando você não consegue se expressar. 
"Mas, quando eu pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração. Quando estou pulando, posso sentir melhor as partes do meu corpo - as pernas saltando, as mãos batendo -, e isso me faz muito bem."

Onde você pode comprar:
Saraiva
Livraria Cultura
Lojas Americanas

Espero que tenham gostado,
Thais Queiroz :)

1 comentários:

  1. Também comprei por ter achado em promoção e gostei bastante, a sensação de proximidade que o livro passa é maravilhosa. Me ajudou e muito a entender.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!