quarta-feira, 16 de março de 2016

[RESENHA] Auggie & Eu



Título Original: Auggie & Me
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 326

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada pelo livro extraordinário e quando a R. J. Palacio anunciou uma "sequência", não tinha como eu ficar mais feliz. Os capítulos já haviam sido disponibilizados em e-book antes do livro ser publicado. Quem leu Extraordinário, sabe como Auggie nos encanta e é um exemplo de força de vontade e gentileza e é isso que o livro nos ensina, que ser gentil é uma das melhores coisas que podemos fazer. 

Auggie & Eu é dividido em três contos, que contam a história de três personagens que estavam presentes em Extraordinário, que são Julian, o garoto que fazia bullying com o Auggie, Christopher (Plutão) o melhor amigo de Auggie da sua infância e Charllote (Shingaling), uma das colegas de turma do Auggie. 

Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos a nossa volta. - Sir Thomas Browne

 1. O capítulo do Julian 

Este capítulo retrata o motivo do Julian não gostar do Auggie e o porque ele agia de tal forma, é claro que isso não justifica suas ações mas é um capítulo que esclarece muitas coisas, pois podemos ver como é o Julian fora da escola e como é sua relação a família. Uma das coisas mais legais deste conto, é a avó do Julian, ela mora na França e durante suas férias, ele passa um tempo com ela, e aprende muitas coisas sobre o passado da sua família e sobre a origem do seu nome, que a propósito, é uma história muito linda. 

2. Plutão 

Este capítulo conta a história do Christopher, filho de pais divorciados, mora com a mãe e é um dos melhores amigos do Auggie antes dele mudar de bairro. Christopher esteve no lado de Auggie desde o início de sua vida, pois suas mães eram muito amigas e sempre se reuniam e levavam as crianças. Christopher nunca teve medo de Auggie e sempre foi um amigo fiel e prestativo e toda vez que Auggie tinha que passar por algum procedimento cirúrgico ou passava mal, lá estava Christopher junto com ele o apoiando. Este capítulo é o meu favorito, pois é muito bonito de ver amizade deles e como entre eles há uma relação de troca, pois da mesma forma que o Christopher ajuda o Auggie ele sempre retribui essa ajuda.

3. Shingaling

Este capítulo conta a história da Charlote, uma das crianças que em Extraordinário, foram escaladas para o comitê de boas-vindas  ao Auggie na nova escola. Charlote é uma menina muito esforçada que é apaixonada por dança e sempre se manteve neutra sobre as discussões que giravam em torno de Auggie, algo que me incomodava um pouco em Extraordinário, mas eu entendi o porquê quando eu li este conto. Quando era mais nova, ela era muito amiga da Summer (outra personagem importante do primeiro livro) e quando elas cresceram, se distanciaram mas voltaram a se falar quando participaram juntas em uma apresentação de dança na escola. Neste conto, podemos ver o quanto ela se abala com a opinião das outras pessoas e o quanto ela se priva de falar as coisas que tem vontade, por medo do que os outros irão pensar.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.  - Preceito do Sr. Browne

Minhas paixões <3

Opinião:

Na introdução do livro, autora nos fala que este livro não é uma sequência de Extraordinário, mas sim um complemento da história. E após ler, percebi o quão importante Auggie & Eu é, pois eu tinha algumas opiniões sobre alguns personagens, que com este livro, eu percebi que não era exatamente como eu pensava e que era necessário entendermos todas as variáveis em torno de Extrordinário. Enfim, eu super recomendo Auggie & Eu e faço um convite para se apaixonar por mais personagens do Universo de Auggie. 

Capa americana, não mudou para a versão brasileira.

Espero que tenham gostado,
Thais Queiroz :)

Onde vocês podem comprar o livro:
Saraiva
Livraria Cultura
Lojas Americanas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!