sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

[RESENHAS] Os 13 porquês

Olá meu povo! Hoje eu resolvi falar de um livro que li há muito tempo mas que sou apaixonada: Os 13 Porquês.

A história é narrada por Clay Jensen, um rapaz normal levando a sua vida cotidiana, até que certo dia ele encontra na porta de sua casa um pacote com seu nome. Dentro, ele descobre sete fitas cassetes. Ele decide então ouvir as fitas e descobre que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio alguns dias antes. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar e Clay é um desses motivos. Ele deveria ouvir todos e então passá-las para o próximo nome da lista da Hannah.  Não tinha pretensão alguma quando comecei a ler esse livro mas logo fiquei completamente apaixonada por ele. Jay Asher, autor do mesmo, o escreveu de uma maneira que faz com que o leitor se envolva diretamente com a história, como se fossemos um dos conhecidos da garota e sua trágica história.


Não há muito o que dizer sem tirar a magia que é estar lendo esse livro, mas ele ensina muitíssimo sobre a vida e a complexidade dela. Você já parou para analisar o fato de estarmos tão preocupados com as nossas próprias coisas que às vezes deixamos passar despercebidos sinais de que algo está errado com alguém que nos importamos? Cada ser humano é uma máquina extremamente complexa e o que aparentamos ser nem sempre é o que somos de verdade. Às vezes necessitamos tanto de alguém e a pessoa nem sequer se dá conta disso, e nos machuca involuntariamente. E se somos fracos o bastante, isso nos desmorona.

Não há palavras para descrever como foi conhecer a Hannah. Como foi entender as suas inseguranças e sentir a fraqueza dela. Esse livro me lembra muito Cidades de Papel, do John Green (Veja a resenha dele clicando aqui) e talvez eles dois digam muito mais sobre mim do que eu gostaria que dissessem.

Há livros que simplesmente não podem ser descritos, em nenhuma palavra de qualquer idioma existente. E esse é um deles. Vai ser sempre um dos meus favoritos. Sempre.

A novidade é que agora o livro voltou a ser vendido. \õ/ Antes era quase impossível de encontrá-lo! Mas agora ele voltou para as livrarias de todo o Brasil sobre a nova ortografia e eu estou louquinha para adquirir o meu <3

Houveram rumores de que o livro viraria filme com a atriz Selena Gomez no papel principal mas infelizmente até hoje nada se concretizou.

Citação favorita: "Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade." 

Espero que tenham gostado.

Mil beijos,

Ady

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!